Portugal participa no Smart Cities Expo World Congress
Portugal participou, pela primeira vez com um espaço próprio, no Smart Cities Expo World Congress (SCEWC), que se realizou em novembro de 2022 na cidade de Barcelona, Espanha. A participação portuguesa foi organizada pelo NOVA Cidade - Urban Analytics Lab da NOVA Information Management School (NOVA IMS) da Universidade Nova de Lisboa (UNL), e contou com o apoio da AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e do Consulado Geral de Portugal em Barcelona.
Esta iniciativa possibilitou a participação de Portugal, pela primeira vez, com um espaço exclusivo neste evento internacional que se realiza anualmente naquela cidade espanhola. Nesse espaço, municípios e empresas portuguesas puderam mostrar e partilhar boa praticas e casos de sucesso de projetos e soluções de inteligência urbana implementados em Portugal.
No espaço "SMART Portugal" a representação portuguesa reuniu cerca de 50 participantes, incluindo representantes dos Municípios de Braga, Famalicão, Guimarães, Lisboa e Porto, assim como das Comunidades Intermunicipais do Oeste e Viseu Dão Lafões. Além disso, estiveram presentes as empresas Altice, AV Pro, CEiiA, Focus BC e Wavecom, juntamente com a NOVA Information Management School da UNL, representada pelo NOVA Cidade - Urban Analytics Lab.
O stand português ocupou uma área de 230 metros quadrados. Além dos espaços dedicados a cada expositor, contava também com uma área comum onde os participantes tinham a oportunidade de realizar breves apresentações multimédia e pitchs sobre suas iniciativas e projetos.
Este ano, o evento volta a Barcelona entre 7 e 9 de novembro e, mais uma vez, irá discutir o cruzamento entre a tecnologia e as cidades e a oportunidade para um mundo mais sustentável e equitativo, onde surgem novos modelos de negócio e de colaboração.
O Smart Cities Expo World Congress é reconhecido como um dos eventos internacionais mais importantes no setor das cidades inteligentes, reunindo centenas de especialistas, decisores políticos e representantes de empresas e organizações empenhados em melhorar as suas cidades. Originalmente sediado em Barcelona, o evento tem sido expandido desde 2013 para outras cidades no mundo, adaptando cada edição às necessidades e interesses específicos das regiões que o recebem.