Guimarães, uma cidade sustentável e digital

A cidade de Guimarães é cada vez mais reconhecida como Smart City devido às soluções e estratégias inovadoras em que tem apostado para melhorar a qualidade de vida dos habitantes, querendo constituir um futuro mais SMART sustentável para as próximas gerações.

 

Com o objetivo de reduzir o impacto de emissão de gases, Guimarães aposta em soluções de gestão de tráfego automóvel para controlar o congestionamento de trânsito e facilitar o estacionamento na cidade. A mobilidade suave é uma das grandes prioridades. Incentivar o uso de meios de transporte mais sustentáveis e mais saudáveis é o que o município tem tentado implementar através da criação de ciclovias, de espaços verdes, de circuitos seguros na cidade e apostando e disponibilizando bicicletas elétricas.

 

Para prevenir situações de inundações na baixa da cidade, foram criadas bacias de retenção que gerem o caudal a e velocidade da água, controlando o escoamento da água e desta forma evitar situações de cheias.

 

Tendo como objetivo reduzir a pegada de carbono, o uso de energias renováveis tem sido o grande desafio. A Câmara projetou o edifício da Academia de Ginástica, um exemplo da adoção de estratégias e construções mais smart e sustentáveis. O edifício é revestido com material de origem 100% vegetal, a cortiça, com um sistema de ventilação que mantém a temperatura adequada a cada estação do ano.

 

O Centro de Operações da Câmara gere os recursos hídricos, os resíduos urbanos, as soluções de mobilidade e a segurança contribuindo para a qualidade de vida dos seus habitantes.