Câmara Municipal de Oeiras quer reduzir uso do transporte individual em 43%
A Câmara Municipal de Oeiras quer aumentar em 36% a utilização de transporte públicos e em 25% a de mobilidade suave, o que irá permitir uma redução do uso de transpores individuais na ordem dos 40%. O objetivo é reduzir em 20% a redução de gases com efeito de estufa no concelho.
A implementação da estratégia passará pela criação de projetos inovadores, capazes de trazer mais eficiência ao sistema de transportes da cidade.
A autarquia pretende reativar o Sistema Automático de Transporte Urbano de Oeiras (SATUO) ajustando-o às necessidades atuais, o que poderá envolver uma ligação à linha de Sintra, concelho vizinho de Oeiras, servindo os polos empresariais e habitacionais de relevância de ambos os concelhos.
No que concerne à mobilidade suave, Oeiras pretende aumentar as ciclovias de 17 para 50 quilómetros e implementar um sistema partilhado de bicicletas, previsto para o segundo semestre de 2023. Irá também aumentar as vias pedonais no concelho.
Também com a premissa de reduzir as emissões de carbono na cidade, a autarquia pretende criar mais 300 postos de carregamento para veículos elétricos no concelho.