Barreiro cria sistema inovador para a gestão de resíduos urbanos

A Câmara Municipal do Barreiro está a desenvolver um projeto piloto que pretende gerir os depósitos de resíduos ao nível dos acessos, bloqueios, estatísticas de disposição e cruzamento de informação com sensores de volume. Tal será possível graças a disponibilização de contentores incorporados nos controlos de acesso. Este modelo visa a criação de um modelo de governação sustentável, promovendo a sustentabilidade e eficiência das cidades contemporâneas.

 

Este sistema inteligente de gestão de resíduos foi implementado pela autarquia através de uma plataforma web de gestão que agrega toda a informação recolhida das diversas fontes de dados que prevê a implementação de tecnologia de identificação por radiofrequência nos meios afetos ao sistema de recolha seletiva de bio resíduos, viaturas e contentores. Para além disso, conta com um sistema de backoffice para tratamento e monitorização dos dados.  

 

Os benefícios da aplicação deste programa são vários, desde uma gestão mais integrada e inteligente do sistema de recolha de resíduos, passando por um planeamento otimizado dos circuitos, uma redução do número de reclamações e a obtenção de dados estatísticos e indicadores de eficácia operacional do serviço muito mais precisos. 

 

Ainda no âmbito do programa Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2023, o Barreiro pretende desenvolver uma app onde estarão disponíveis em tempo real disponibilização da localização de equipamentos de deposição de resíduos, de circuitos de recolha de resíduos e do nível de enchimento dos contentores, e conteúdos de sensibilização ambiental.