Tecnologia da Omniflow ajuda a reduzir a pegada de carbono

A sustentabilidade ambiental é um dos grandes focos das “smart cities”. Assegurar um futuro mais sustentável, assente em soluções inovadoras que procuram dar resposta à gestão de recursos, qualidade do ar e eficiência energética é um dos grandes objetivos da empresa portuguesa Omniflow. Especialista na criação de produtos e softwares que visam a sustentabilidade energética e renovação de recursos, a Omniflow criou o Smart Pole.

 

Fundada em 2013, a Omniflow ganhou reconhecimento pelo seu trabalho na área da sustentabilidade energética e pelas soluções inovadores que apresenta ao mercado, especialmente na área das “smart cities”.

 

A Omniflow tem como missão criar um mundo mais sustentável, através do uso de energias provenientes de fontes limpas e renováveis. Hoje, conta com um espetro de vários produtos com diferentes funcionalidades, que ajudam as cidades por todo o mundo a reduzir a pegada de carbono e a melhorar a qualidade de vida dos seus cidadãos. São mais de 2 mil os produtos instalados por todo o mundo.

 

O Ambiente é um dos aspetos mais críticos de uma cidade inteligente. De forma a preservar os recursos naturais, as cidades devem apostar cada vez mais em medidas estratégicas, que permitem salvaguardar o ambiente e reduzir a pegada de carbono, combatendo assim as alterações climáticas e contribuindo para a redução dos impactos ambientais, preservação da biodiversidade e melhoria da qualidade de vida.

 

Optar pelo uso de transportes públicos movidos a energia elétrica, mobilidade suave ou fazer caminhadas são alguns dos atos simples diários, mas que podem fazer toda a diferença.

 

No caso da Omniflow, a equipa desenvolveu o Smart Pole (Poste Inteligente), que tem como principal objetivo reduzir a pegada de carbono e melhorar a eficiência energética da área onde é implementado. É alimentado por energia eólica e solar, tem armazenamento de energia integrado e conexão à rede 5G, que permite conectar vários dispositivos.

 

Esta solução permitiu "transformar um simples poste de luz num dispositivo neutro em carbono que pode ser usado para diversos propósitos de IoT (Internet of things)", afirma a empresa no seu website. Detém várias funcionalidades, desde iluminação inteligente a câmaras de segurança, assistência de estacionamento, carregamento de veículos elétricos, criação de banco de dados, entre outros.

 

Em Portugal, este projeto está implementado em diferentes localidades, desde Lisboa a Matosinhos. No Aeroporto de Lisboa, por exemplo, foi recentemente instalado o Smart Pole. O sistema híbrido do poste é capaz de atingir mais de 90% de redução no consumo de energia, oferecendo a capacidade de monitorizar e colecionar dados, e de receber várias funcionalidades como a rede 5G e visão computacional conduzida por modelos de inteligência artificial. É cada vez mais comum ver este tipo de produtos implementado em espaços públicos.