Portugal na Next Web Conference'2023

Portugal, através da AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, esteve presente na Next Web Conference'2023 para apresentar as suas competências tecnológicas. O evento decorreu em junho em Amesterdão, na Holanda, reunindo 10.000 participantes de 120 países.

 

A Next Web Conference é um dos principais eventos B2B nos setores da tecnologia, inovação, start-up e scale-up da Europa. Dado o crescente interesse dos ecossistemas de inovação e empreendedorismo português e holandês em aprofundar a sua colaboração e explorar novas oportunidades e o potencial do mercado holandês para as empresas tecnológicas portuguesas, a AICEP participou com um stand institucional no evento. A forte atratividade de Portugal para investimentos nesta área reforçou a decisão da AICEP em participar na conferência.

 

Este evento atrai muitas empresas C-level (22%) que pretendem estabelecer contactos com novas empresas e start-ups ou aprofundar relações já existentes num ambiente mais informal. A edição deste ano ultrapassou os números alcançados em 2022, com cerca de 10 000 participantes de mais de 120 países, incluindo mais de 1 500 empresas em fase de arranque e 6.000 empresas.

 

Durante os dias 15 e 16 de junho, a AICEP teve a oportunidade de apresentar o potencial do sector tecnológico português e estabelecer vários contactos com empresas e investidores dos Países Baixos e de muitos outros países. Para além disso, o stand da AICEP foi um ponto de encontro para as empresas portuguesas que visitaram o evento.

 

Um participante a destacar neste evento foi a Faurecia Aptoide, uma empresa portuguesa especializada em soluções de software inovadoras para o setor automóvel, que apresentou as suas soluções de ponta no seu stand, dando um grande exemplo do talento português.

 

No geral, o evento constituiu uma plataforma para a AICEP e as empresas portuguesas demonstrarem os seus pontos fortes, estabelecerem contactos e explorarem oportunidades de negócio no mercado global.

 

Os Países Baixos são amplamente reconhecidos pelo seu ecossistema dinâmico de inovação, empreendedorismo e tecnologia, ocupando os primeiros lugares nos principais rankings internacionais, como o European Innovation Scoreboard (EIS) 2022, o 2020 IMD Ranking, o Start-up Ecosystem Report 2022 e a The Next Web Conference. Nos últimos anos, Portugal emergiu como um hotspot para grandes empresas de TI e tem um número crescente de start-ups e scale-ups de sucesso, bem como um elevado número de unicórnios per capita na Europa.