Oeiras aposta na Mobilidade Elétrica Aérea

O município de Oeiras formalizou um protocolo com o consórcio Megellan 500 para a implementação de um projeto de Mobilidade Elétrica Aérea no concelho. Este projeto destina-se ao transporte de passageiros e envolve a instalação de vertiportos para base de aeronaves eVTOL – veículos elétricos com descolagem vertical. Essa tecnologia surgiu graças aos grandes avanços na propulsão elétrica e à crescente necessidade de novos veículos para mobilidade aérea urbana. Estima-se que o sistema esteja em funcionamento dentro de seis anos. O projeto destaca os benefícios dessas aeronaves elétricas, que têm impacto positivo no meio ambiente e produzem menos ruído.

 

Na apresentação do projeto foram apontadas as razões que sustentam esta aposta. Atualmente existe um investimento significativo em tecnologias de aeronaves de descolagem e aterragem. Combinadas com níveis crescentes de automatização e novas infraestruturas adaptadas, essas tecnologias têm o poder de remodelar o futuro das cidades e transformar modos de deslocação, que contribuem para a sustentabilidade e eficiência do transporte.

 

As aeronaves eVTOL possuem velocidades de cruzeiro anunciadas acima de 250 km/h. De acordo com os promotores do projeto, vários protótipos estão atualmente em fase de desenvolvimento e teste, envolvendo mais de 70 fabricantes que estão a trabalhar em soluções inovadoras para essa modalidade de transporte.