Smart Cities

Fileira

O que é uma Smart City?

Cidades inteligentes usam a tecnologia, os recursos naturais e capital humano para construírem modelos de desenvolvimento urbano sustentáveis e inclusivos.

 

Para materializar esta visão é necessário criar estratégias baseadas no conhecimento e nos dados. As Smart Cities estão focadas nos seus cidadãos e têm como objetivo responder, em tempo real, aos desafios urbanos, como as alterações climáticas.

 

A inteligência urbana inclui redes de transportes coletivos com capacidade de resposta face ao fluxo de utilizadores e ao tráfego, melhores sistemas de fornecimento de água e novas capacidades de gestão de resíduos, em paralelo com formas mais eficientes de iluminação e aquecimento do espaço público.

 

Em simultâneo, uma Smart City inclui uma administração da cidade mais interativa e sustentável, capaz de satisfazer as necessidades da população, tais como emprego, mobilidade e habitação acessível.

 

O cluster Smart Cities inclui um conjunto de áreas transversais, como a Energia, Mobilidade, Ambiente, Governação e Qualidade de Vida, e a área das Tecnologias de Informação e Comunicação. Nesse sentido, uma cidade inteligente não se restringe a limitações geográficas de um concelho e exige uma cooperação entre empresas, associações, universidades, centros de I&D, municípios, organismos públicos e a sociedade civil.

 

Em Portugal, temos vindo a assistir ao aparecimento de um cluster de empresas que lidera a inovação e a promoção de uma alteração do paradigma de planeamento e gestão dos espaços urbanos, que tira partido dos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos disponíveis.

 

Ao mesmo tempo, observamos a transformação urbana de cidades portuguesas que combinam mobilidade, tecnologia, eficiência energética, meio ambiente, gestão demográfica, urbanismo e economia do conhecimento. Este cluster de cidades inteligentes demonstra ter um impacto na economia do País, apresentando um elevado potencial estratégico, quer do ponto de vista da capacidade de internacionalização, quer da criação de valor, emprego e inovação.

 

Com mais de 40 cidades que apostam em projetos que visam a sua transformação numa Smart City, e a consequente melhoraria da qualidade de vida dos seus cidadãos, Portugal tem as ferramentas e competências essenciais de um país na vanguarda da inovação. Destacam-se Lisboa e Porto, que se encontram no Top 50 das cidades mais inovadoras da Europa, segundo o Innovation Cities™ Index 2021.